Projetos de inovação da Sefin são apresentados em evento sobre cidades inteligentes

Foto: Joabe Dantas/Divulgação

 

RIO DE JANEIRO - Com o objetivo de debater os efeitos positivos no incremento da arrecadação pública com a adoção de inovações tecnológicas, a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, participou, na última quinta-feira (7), do evento Smart Gov Brasil, realizado na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) e parceiros.

 

Na ocasião, especialistas em tecnologia e gestores públicos trataram da importância da inovação na gestão municipal, com a possibilidade de ampliação das receitas locais. As discussões tiveram como foco principal soluções tecnológicas para fortalecer as finanças das prefeituras e o uso de plataformas digitais como forma de aproximar a administração municipal e os cidadãos. A transparência e a acessibilidade foram requisitos apontados como fundamentais para uma relação mais segura entre a máquina pública e a sociedade.

 

Apresentando as iniciativas do Recife, Maíra Fischer destacou a implementação de uma nova visão, com foco total no contribuinte, com o objetivo de simplificar processos, agilizar prazos, desburocratizar e melhorar a experiência da população e do serviço público por meio da transformação digital. A secretária também mencionou o uso de ciência de dados, estatística e aprendizado de máquina para melhorar a capacidade preditiva, analítica e fiscalizatória da gestão, bem como estratégias para incremento da arrecadação por meio de adequações às normas legais. 

 

“Com a adoção de várias iniciativas, estamos conseguindo otimizar as receitas sem aumentar a carga tributária. Um desses esforços busca facilitar a vida do contribuinte, já que todos os processos da secretaria de Finanças podem ser realizados de forma online e há, até mesmo, possibilidade de pagamento de tributos municipais via pix. Além disso, integramos as equipes para melhor retenção do IRRF de fornecedores, aumentamos a produtividade na fiscalização empresas do Simples Nacional e utilizamos algoritmos para termos uma previsão mais exata do resultado fiscal, o que nos ajuda a garantir o fluxo financeiro necessário para viabilizar investimentos e projetos estruturadores para a cidade”, afirmou. 

 

PREMIAÇÃO - Na última quarta-feira (6), o Recife conquistou, pela segunda vez, o primeiro lugar no ranking de Cidades Inteligentes com mais de 500 mil habitantes, realizado pela  Anciti. A premiação reconhece o trabalho de transformação digital que tem possibilitado, facilitado e desburocratizado a relação do cidadão com os serviços públicos municipais. O Anciti Awards 2023 também apontou o ambiente recifense como ideal para receber empresas que desejam iniciar ou expandir seus negócios na cidade. Os vencedores de 2023 do Anciti Awards foram: Recife (1º lugar), Curitiba (2º lugar), Belo Horizonte (3º lugar), Rio de Janeiro (4º lugar) e Porto Alegre (5º lugar). Para concorrer, os municípios precisaram responder questionário com 170 perguntas, além de apresentar as evidências dos resultados e realização dos projetos. Os critérios avaliados levaram em consideração: Inovação, Inclusão Digital, Qualidade de Vida, Infraestrutura de Cidades Inteligentes, Governança e Sustentabilidade, por meio de metodologia da BrightCities.  Este ano, o Recife foi reconhecido como o município que mais dispara WhatsApp para empregar serviços municipais digitais do mundo.